Tudo Tem Um Núcleo?!
- psimbolom
- 31 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.

Ao olhar a natureza encontramos organismos cada vez mais complexos. E caminhando junto à complexidade encontramos algo em comum: a presença de um núcleo.
Tanto uma galáxia quanto um planeta, assim como em células mais complexas o núcleo está lá.
Segundo Carl G. Jung (pai da psicologia analítica também chamada psicologia junguiana ou psicologia profunda), a psique humana tem um núcleo também.
O Self é o centro tanto do inconsciente quanto de toda estrutura psíquica; é por assim dizer o núcleo do ser humano, sua alma; ou como dizem os pós junguianos "o espírito pessoal".
Segundo Jung a estrutura psíquica humana segue um padrão universal no seu desenvolvimento: assim como tudo na natureza. E existe um padrão de desenvolvimento harmônico e um padrão de adoecimento.
O padrão de adoecimento ocorre quando o padrão de desenvolvimento é interrompido em algum ponto, o que ocorre na primeira metade da vida. Esse padrão de adoecimento deixa sequelas, marcas, sinais que não visíveis no adulto que chega ao setting clínico.
Segundo Jung o ser humano não pode se desenvolver plenamente, se tornar tudo o que pode ser, caso o processo que ficou interrompido não seja concluído. A menos que o processo seja concluído o ser humano não pode chegar so seu total potencial (por isso a importância da análise).
Meu trabalho é remover os obstáculos que atrapalham, senão impedem, o potencial do Self de se desenvolver.
Agende uma consulta!







Comentários