top of page
Buscar

Narcisismo e Pagamento de Serviços

ree

Cuidado para não seres vítima da manipulação de pessoas narcisistas com uma estrutura de ego fragilizada e uma tendência a rebaixar as pessoas, além de prejudicá-las.

Uma característica de nossa época é o narcisismo. Como Freud pontuou, o narcisismo é algo normal, faz parte do desenvolvimento de todo ser humano. Mas o narcisismo patológico é algo que pode trazer estragos para as pessoas desavisadas.

Um exemplo de narcisismo patológico com estrutura de ego fragilizada e dependência emocional:

Um narcisista patológico tentará se sobressair a todo custo, principalmente se foi (ou assim se sentiu), negligenciado na infância; se teve que competir pela atenção dos cuidadores.

Muitos narcisistas vivem reclamando dos outros enquanto os diminuem (os outros o perturbam, sobretudo quando não enxergam sua grandiosidade). O narcisista chama atenção para sua importância, tenta evidenciar todo esforço que faz, etc. Se veste como se fosse sempre para algum evento importante, muitas vezes com cores chamativas.

Pode haver dificuldade de autoavaliação:

Quando há dificuldade de autoavaliação correta, o sujeito não sabe o próprio valor; o valor próprio pode, então, estar vinculado à companhia – por isso o companheiro(a) precisa ao menos parecer importante. 

Isso pode se dar porque a própria pessoa não sabe bem qual seu valor. Seu valor frequentemente está vinculado à dependência de pessoas e de coisas (“eu tenho”). E se houve problemas com dependência emocional na infância, então pode haver esse tipo de atitude inconsciente: exemplo - é como se, ao não pagar o valor que os outros pedem por seus serviços (não porque não pode pagar, mas porque se nega a fazê-lo), ele sente que assim não se submete. Pagar pelo valor que os serviços valem seria como se submeter ao outro; e isso esse tipo de narcisista não consegue admitir.

Então temos as características: um ser grandioso, que se incomoda quando não recebe a atenção ou a admiração que ele acha que merece. E ao mesmo tempo não paga pelo valor que os serviços valem. Que se acha melhor do que os outros e isso fica visível na forma como falam a respeito dos outros, dos filhos dos outros: eles e sua prole são muito melhores (vocês não veem?) E a coisa fica mais complicada quando há o casal narcisista, ambos patológicos:

Não pagam pelo valor que os serviços valem e o que “poupam” fazendo isso usam para comprar produtos mais caros. E depois falam coisas como: “eu não tomo qualquer vinho, mas os melhores vinhos”. Ou “eu só como chocolates X”. Mas veja: eles falam isso muitas vezes para diminuir os que “não podem pagar pelo que eles consomem”. Mas fica a pergunta: Eles percebem que só conseguem comprar esses produtos “superiores”, geralmente importados, porque estão pisando, humilhando, manipulando, menosprezando outros? Outros que muitas vezes são trabalhadores honestos, são cabelereiros(as), manicures, pedicures, massoterapeutas, pedreiros, etc.

Quando há um casal narcisista, com esse grau de disfunção, eles não têm consciência do engano que vivem. Um acaba compensando o outro, de forma que não sobra espaço para a autoconsciência.

Enquanto você lia o texto você se lembrou de alguém que conhece?

 
 
 

Comentários


bottom of page