top of page
Buscar

A Ciência está Brincando com Fogo e nos Colocando a Todos em Perigo

Atualizado: 4 de set.

Acima a foto de Papus. Do lado esquerdo um ser humano sendo atacado por vírus e bactérias. Do lado direito um prato cheio de remédios.
Acima a foto de Papus. Do lado esquerdo um ser humano sendo atacado por vírus e bactérias. Do lado direito um prato cheio de remédios.

A ciência está brincando de Deus.

Retirei a frase acima citada: “Os pesquisadores esperam muito do futuro sem querer demorar-se mais sobre os erros do presente”, do então consagrado médico e ocultista do século XIX - Papus.

Mais recentemente no livro Conexões Ocultas” do biólogo Fritjof Capra, o autor dedica todo livro a fazer uma análise dos equívocos de pensamento da dita ciência moderna. A meu ver esse é um livro que todo ser humano vivo sobre a Terra poderia ler para se beneficiar.

A ciência continua dividida, mas hoje é gritante a divisão entre os que fazem ciência pelo amor ao conhecimento, engajados em fazer mudanças e avanços. E os que estão de olho na soma de bilhões que certos segmentos da ciência vêm faturando.

Para uma contemporaneidade onde o sonho de consumo da maioria é conforto, o acesso ao consumo da “classe A” e o então tão almejado entretenimento, a situação é desafiadora. Não é por acaso que há um crescente aumento de streaming com milhões sendo investidos.

Foi Elon Musk que declarou algo assim: ele não se preocupa com o desemprego causado pela IA porque, segundo ele, isso é “inevitável”. Ele afirmou que já há planejamento para uma “renda universal” porque num futuro muito próximo as pessoas não vão mais precisar trabalhar. Vão “ganhar uma renda que será calculada em base universal” (me pergunto se os ricos também vão perder trabalho e ganhar essa renda).

Enfim...

Enquanto isso nós enquanto cidadãos do mundo, de Gaia, estamos divididos, discutindo por picuinhas. Porque? Porque eles (o topo da pirâmide) são muito bons no que fazem “dividir para conquistar”.

Mas não podemos colocar a culpa no programa ou na sociedade. A culpa é de cada um que se cala, que não lê. Que permite que sua vida se esvaneça em coisas que não vão fazer diferença alguma.

Carl Jung já dizia que a diferença sempre veio do povo, sempre veio de “baixo”. De uma minoria que se uniu.

Mas como acordar um povo adormecido?

Deixe sua dica nos comentários.

Comenta. Compartilha. Se inscreve no site e no Canal (YouTube).


Comentários


bottom of page